quinta-feira, 17 de junho de 2010

CONCURSO PASSO A PASSO

Quais são as etapas de um concurso?

Criação ou existência de vagas
Para realização de um concurso é necessário que, primeiramente, sejam criados os cargos por meio de uma lei e que haja previsão orçamentária para o preenchimento das vagas. Ou, ainda, que existam vagas abertas, por conta de aposentadorias, falecimentos, transferências etc.

Pedido de autorização
Caso o órgão tenha vagas, ou tenha sido autorizado a criar mais, é feito o pedido de autorização ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG.

Autorização para a realização do concurso
Concedida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a autorização é publicada no Diário Oficial da União, Diário Oficial do Estado ou Distrito Federal.

Contratação da Banca Examinadora
Após a autorização de realização do concurso, o órgão escolhe a entidade organizadora do certame, e, junto à organizadora, repassa todas as orientações para que a empresa responsável possa confeccionar a minuta do edital de abertura do concurso.
As principais instituições organizadoras de concursos públicos no Brasil são: Centro de Seleção e Promoção de Eventos - Cespe/UnB, Escola de Administração Fazendária - Esaf, Fundação Carlos Chagas - FCC, Fundação Universa, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Cesgranrio, Vunesp, Empresa de Seleção Pública e Privada - ESPP, Instituto Movens, Fundação Dom Cintra, Instituto Cetro e Instituto Quadrix.

Publicação do edital
O edital é o documento que dita as regras do processo seletivo. Primeiramente sai o edital de abertura, que traz todas as regras do certame. Se necessário, é publicado uma retificação, que é um edital que pode acrescentar, corrigir e/ou modificar informações do concurso. Por último, é publicada a convocação, que serve para solicitar o comparecimento dos candidatos para as avaliações.

Os editais são publicados no Diário Oficial da União, Diário Oficial do Estado ou Distrito Federal, conforme a área de abrangência do concurso. As organizadoras também publicam os editais em seus respectivos sites.

Aplicação das provas
As provas são aplicadas sempre aos finais de semana. Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência e se atentarem para as normas do edital quanto ao uso de materiais eletrônicos e ao que pode ou não ser utilizado nas provas.

Gabarito e prazo para recursos e reclamações
O gabarito é onde aparecem as respostas corretas das provas já realizadas e, normalmente, são divulgados logo após a aplicação do exame. Já o prazo de recurso é o período dado ao candidato para que ele possa entrar com recurso contra o gabarito da prova.
Resultado final e divulgação da lista de aprovados
O resultado é divulgado algum tempo após as etapas anteriormente citadas. Normalmente, também existe um período para o candidato entrar com recurso caso não concorde com o resultado final.
Homologação do concurso
Homologação é o resultado final após todas as etapas e recursos. Nela, consta a lista dos candidatos classificados.

Convocação de aprovados
É quando o órgão convoca os aprovados para se apresentarem com os devidos documentos solicitados no edital, e assim começarem a exercer suas funções.
Quais são os itens importantes em um edital de abertura de concursos
Para uma boa leitura do edital do concurso é preciso se ater a alguns pontos importantes, como:
· número de vagas;
· vencimentos ou remuneração;
· nível mínimo de escolaridade exigido, que pode ser fundamental, médio, médio-técnico e superior;
· data de inscrição;
· data das provas;
· prazo de validade do concurso; e
· conteúdo programático, onde serão listadas todas as disciplinas cobradas na prova.

Para garantir sucesso em sua aprovação, antecipe a sua preparação.
Conte com a ajuda da Vestcon em seus estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário