terça-feira, 20 de julho de 2010

Converso com Deus sobre meu futuro e meu propósito


Converso com Deus sobre meu futuro e meu propósito

Você sabia que Deus tem um propósito importante para sua vida? Você sabia que ele o criou para fazer algo especial? Você sabia que ele pôs talentos e dons especiais em você por essas razões? Bom, é verdade. Você tem habili¬dades especiais que talvez não possa ver ainda, e Deus vai usá-las para os propósitos e o reino dele nesta terra.
Não importa se você vê seus dons neste exato momento e se alguém os vê também. Deus os vê, e ele os fará vir à tona em você. Eles serão revelados cada vez mais à medida que o tem¬po passar.




Deus criou você para fazer coisas grandes para ele
Deus criou você para um propósito especial. Isso significa que ele tem em mente algo especial para você cumprir. Ele diz que não sabemos o quanto é maravilhoso o futuro que ele tem para nós. Ele diz que você nem pode imaginar como será fantástico seu futuro (l Co 2:9).
Deus chamou você para fazer grandes coisas. Você talvez não saiba ainda quais são elas, mas, se for sensível ao que o Espírito Santo falará a seu coração quando você orar a Deus, ele o guiará no caminho que ele tem para você.


Oração
Querido Senhor, às vezes parece que todos têm um talento ou dom, menos eu. Não vejo nada em que eu seja boa. O Senhor poderia me mostrar quais são meus dons e me aju­dar a ser realmente boa em alguma coisa?

Faça uma lista de quatro coisas pelas quais já rece­beu um elogio. Peça a Deus para mostrar-lhe como ele poderia usar essas coisas para a glória dele

1. gosto de ler
2. gosto de fotografar
3. gosto de ajudar pessoas
4. gosto de falar

algo que você faz e em que parece destacar-se?

Faça uma lista de seis coisas que você faz bem. Seja generoso consigo mesmo. Escreva qualquer coisa, mes­mo que você não considere uma grande coisa ou im­portante. Você nunca sabe como Deus poderá usar esse talento para o reino dele.


Deus lhe colocou algo no coração que ele quer que você faça algum dia?
Às vezes você terá um sonho seu coração de algo que gostaria de fazer quando cres­cesse. Peça a Deus para mostrar-lhe se esse sonho é dele ou não. Se for dele, ele se cumprirá. Se não for, talvez não passe de um sonho divertido para ter agora.

Para descobrir isso, pergunte a Deus o que ele quer que você faça quando crescer. Você não precisa ter a resposta de imediato, mas é bom perguntar agora. As­sim, quando chegar o tempo de tomar algumas deci­sões na vida, você poderá tomar boas decisões

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Aconselhamento Vocacional

Existem algumas perguntas básicas que uma vez respondidas, o ajudarão na descoberta de sua vocação

é importante que você jovem pergunte a si próprio e reflita sobre os seguintes pontos:

* O que eu gosto de fazer nas horas vagas?
* Tenho gosto, jeito ou habilidade para alguma atividade especial?
* Qual o tipo de leitura preferida isto é o que eu gosto de ler e aprender?
* Qual ou quais as disciplinas que mais me despertam a atenção na escola?
* Que tipo de trabalho me desperta mais interesse?
* Será que estou escolhendo uma profissão apenas porque ela está na moda ou por influência de amigos, propaganda, ou ainda, por ser muito rendosa?



Apenas como exemplo, podemos citar o caso de urn rapaz que deseja ser jogador de futebol: estuda todas as regras, taticas e jogadas, desde pequeno frequents campos de futebol, le todas as revistas do genero, prepara-se fisicamente, porem, como jogador, a uma negagao, pois nao tem a habilidade necessaria com a bola.


Nota-se, claramente, neste caso, que ele possui INTERESSE, porem, nao possui APTIDAO para o futebol.


DESTA FORMA, UMA VEZ ESCOLHIDA A PROFISSAO VOCE DEVERA SABER:

0 que se estuda durante o curso, isto e, quais as disciplinas ? Qual a duração do mesmo ?

Quais as funções do técnico na especialidade escohida, isto e, o que faz ? Quais as atividades que realiza ?
Quais as areas de atuacao profissional (locais onde pode trabaihar)?
Quais as condigoes pessoais para o desempenho da profissao ? (Aqui o aluno devera fazer uma comparagao entre as condigoes exigidas pela profissao e as suas caracteristicas pessoais).
Como esta o mercado de trabaiho ? Quais as perspectivas profissionais para o futuro ?
Qual a faixa salarial durante o estagio e depois de formado ? W" Quais os aspectos legais da profissao ? Que direitos ela tem ? Quais os cursos superiores diretamente ligados ?
Para responder as perguntas acima, voce podera recorrer as seguintes fontes de pesquisas:
- livros especializados;
- professores especializados;
- escolas que ministram o curso; - profissionais do ramo;
- locals de trabaiho;
- Internet a fontes especializadas em informacao profissional.

domingo, 18 de julho de 2010

POR QUE E IMPORTANTE ESTUDAR NUMA ESCOLA TECNICA DE ENSINO GRATUITO ??

POR QUE E IMPORTANTE ESTUDAR NUMA ESCOLA TECNICA DE ENSINO GRATUITO ?

0 ensino médio oferecido pelas Escolas Técnicas a de excelente qualidade como mostram os resultados dos ultimos anos obtidos pelos alunos no ENEM(Exame Nacional do Ensino Medio) Facilitando o ingresso no ensino superior.

Por outro lado, a jovern que conclui o curso tecnico de nivel medio estara apto a iniciar sua vida profissional, ocupando uma posicao de destaque pois, para alunos recem-formados, a iniciacão no mundo do trabalho a extremarnente facilitada, uma vez que os avanpos tecnologicos fazern corn que as empresas se voltem cada vez mais para o pessoal tecnico; tendencia essa, que se pode constatar facilmente pela oferta de vagas no mercado de trabalho.

Sob o ponto de vista social, os reflexos positivos dessa posicao sao claramente notados, pois sao inumeras as vantagens que urn curso tecnico oferece. Dentre elas, podernos destacar:


- Maior facilidade de emprego, vital para uma pessoa jovem, principalmente nos dias de hoje;
- Maior seguranga, importante para quem vai assumir responsabilidade. - Melhor remuneragao, permitindo as realizacoes que cada um almeja, por exemplo: custear os estudos no curso superior.
Maior destaque na comunidade, isto e, "status" social elevado.

Tudo isto esta a espera do jovem que possui uma formagao tecnica; e logico, com uma
BOA FORMAÇAO TECNICA, porque as empresas recebem inumeros candidatos e selecionam os melhores.

POSICAO DE UM TECNICO DE NIVEL MEDIO NA EMPRESA
0 tecnico de nivei medio, desernpenha importante papel na empresa. E ele o elo de ligacao entre funcionarios de mao-de-obra nao especializada e o profissional de nivel superior.

sábado, 17 de julho de 2010

BULLYING NÃO É BRINCADEIRA

Colocar apelidos ou zombar da forma fisica de um colega.

Praticas muito comuns em escolas, essas brincadeiras precisam ser observadas atentamente: quando ocorrrem de forma agressiva, repetitiva e intencional, sendo motivo de risadas para apenas uma pessoa (ou grupo) elas são chamadas de bullying.

A palavra bullying deriva de um termo em ingles (bully significa valentão)

utilizado para descrever atos de violencia fisica ou psicologica, praticados por um individuo ou grupo de individuos com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa (ou grupo0 incapaz(es) de se defender


Lei - quem pratica bullying pode ser enquadrado penalmente por crimes de intolerancia ou por delitos já tipificados no codigo penal, como lesao corporal


RAIO X DO BULLYING

Onde é mais frenquente - no ambiente escolar

* sala de aula - 60,2%
* intervalo das aulas - 16,1%
* portão da escola - 15,9%
* corredores - 7,8%

Reação dos alunos-alvos
* Não dei atenção/ignorei - 49,8%
* Pedi que parasse - 12,3%
* Pedi ajuda - 4,5%
* Me defendi - 16,7%
* Fugi / não fui mais a escola - 3,4%
* Chorei - 8,4%
* Outros - 4,5%

SENTIMENTOS DOS ALUNOS TESTEMUNHAS
* me senti mal-26,5
* medo que acontecesse comigo - 12,4
* me senti triste - 7,7
* fiquei com pena - 33,4
* fingi que não vi - 2,4
* não me incomodou - 5,3
* me senti bem- 8 ,1

SENTIMENTOS DOS ALUNOS AUTORES

* Eu me senti bem - 6,7
* Foi engraçado - 29,5
* Senti que eles mereciam o castigo - 12,8%
* Não senti nada - 9,8
* Preocupado se diretor professor ou funcionario visse - 4,7
* Que fariam mesmo comigo - 13.5
* Eu me senti mal - 9,5
* ~Eu senti pena do colega - 11,4

IMPORTANCIA DA ESCOLHA DA PROFISSAO

A IMPORTANCIA DA ESCOLHA DA PROFISSAO
"A escoiha da profissao a uma decisao importante na vida de uma pessoa, porque transcende a propria pessoa: afeta toda a sua vida e repercute na familia, na comunidade em que vive e na sociedade da qual faz parte. Ha quem chegue a afirmar que a escoiha da profissao e a escoiha da propria vida, e essa afirmag5o nao a um exagero, uma vez que o homem passa metade de sua vida trabaihando".
(Profissoes e Cursos de Formacao no Estado de Sao Paulo instituto "Roberto Simonsen"). 05 - A IMPORTANCIA DA ESCOLHA PROFISSIONAL JA NO ENSINO MEDIC Muitos jovens comegam a pensar sobre qual profissao escoiher somente no momento de ingressar numa Faculdade; outros, por influencia da familia, desde pequenos sonham corn determinada profissao.
O que acontece a que, muitas vezes, a escoiha a infeliz e verificam apos ingressarem na Faculdade que nao era exatamente aquilo que eles esperavam ou queriam, fazendo com que muitos abandonem o curso que escoiheram, as vezes ja nos ultimos anos e passem para areas totalmente opostas,
acarretando, assim, em perda de tempo e dinheiro. Os que continuam, para nao retroceder, acabam por abragar uma carreira que nao gostam, e pior ainda, tendo que suporta-la pelo resto da vida.
Para que tais fatos nao ocorram, a importante que o aluno procure definir­se sobre qual profissao escoiher ja ao ingressar no ensino media fazendo urn curso ligado a profissao desejada.
Desta maneira, caso nao tenha sido feliz na opcao feita em nivel tecnico, ainda tera tempo de escolher urn novo curso ao ingressar na -Faculdade.
06 - COMO ESCOLHER UMA PROFISSAO ?
O segredo da escoiha profissional acertada esta em conhecer seus proprios recursos e potencialidades e conhecer as oportunidades que a sociedade the oferece­
O conhecimento do individuo e urn problema de conhecer sua propria VOCAcAO, ao passo que o conhecimento das oportunidades que a sociedade the oferece a um problema de receber uma INFORMAcAO PROFISSIONAL adequada.
A VOCACAO esta apoiada em tres requisitos basicos: INTERESSE, APTIDAO a PERSONALIDADE. Quando um deles nao a preenchido, corre-se o risco de nao haver acerto na escoiha da profissao.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

ONDE ESTUDAR ??

ONDE ESTUDAR ??
Outro ponto fundamental a saber ONDE ESTUDAR, ou seja, saber quais sao as ESCOLAS que mantém o curso pretendido e, também, qual a melhor delas.

ETEC - LICEU - ESCOLA TÉCNICA FEDERAL

Você jovem que esta acabando o ensino fundamental e pretende fazer um bom colegial... e um técnico...

è bom Saber...

- Quais as melhores escolas - verifique as instalações e professores

- Quais os horarios de funcionamento

- Se a escola é gratuita ou paga.

COMO INGRESSAR NA ESCOLA PRETENDIDA?

Não basta apenas escolher o Curso e a Escola que você pretende estudar.

É muito importante saber, também como ingressar na escola.

O QUE VC PRECISA SABER PARA INGRESSAR NA ESCOLA

* Se existe VESTIBULINHO para ingressar
* Qual é a época das INSCRIÇÕES e EXAMES.
* Qual o PROGRAMA exigido no exame
* Se a data do exame de determinada escola COINCIDE com a de outras.
* Se o aluno pode prestar exame em mais de uma escola
* Qual e a RAZAO entre o numero de candidatos para o numero de vagas
* Como foi o exame no ANO ANTERIOR (se possível, consegui-lo e resolvê-lo).

ESCOLAS IMPORTANTES

IFSP - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO PAULO http://www.ifsp.edu.br/

Atualmente, o CEFET-SP oferece dois tipos de cursos tecnicos distintos

ENSINO MEDIO INTEGRADO AO ENSINO TECNICO (Encino Medio e Tecnico Juntos)
•: 0 curso medio integrado ao tecnico, tera a duragao de 04(quatro) anos nos periodos manha ou tarde e, ao final, o aluno recebera o certificado de conclusao do ensino medio mais o diploma de tecnico de nivel medio.

DETALHE!! 0 aluno so recebera o certificado de conclusão do ensino médio, após concluir todos os componentes curriculares e o estagio do curso tecnico.

Sistema de Ingresso:
0 aluno devera fazer a opgao para o curso tecnico que pretende estudar ja no ato da inscrigao para o vestibulinho e concorrer as vagas oferecidas no curso em que se inscreveu.

O aluno fara urn unico vestibulinho para ingressar no ensino medio integrado ao tecnico.
0 vestibulinho a Anual e aberto a todos os alunos,tanto da rede publica como da rede particular.

ETECs - ESCOLA DA REDE PAULA SOUZA
WWW.VESTIBULINHOETEC.COM.BR

Ensino Médio - duração 3 anos
Ensino Técnico - duração 3 semestre

ATENÇÃO
o vestibulinho da Paula Souza é Unificado.
Vc poderá fazer apenas uma inscrição pois a prova para todas é no mesmo dia!!

Sisteme de ingresso
para cada area Ensino médio ou tecnico - o Aluno presta 2 vestibulinhos distintos.


LICEU DE ARTES E OFICIO DE SP
http://www.liceuescola.com.br/

Cursos - Ensino médio INTEGRADO ao Técnico em Eletronica, Edificações, Multimidia

é gratuito e tem duração de 3 anos.

OBS. O Liceu tem o ensino médio sem o Técnico mas é Pago. e não precisa de vestibular.


Sisteme de ingresso

O Aluno fará um único vestibulinho para ingressar no ensino médio integrado ao técnico.

O vestibular é anual


ESCOLA DA REDE SENAI

Curso de Apredizagem Industrial

é destinado aos jovens que concluiram o ensino fundamental

o Curso tem duração de 4 semestre o aluno tem que frequentar o ensino medio em outra escola.

também se vc já terminou o ensino médio pode fazer o técnico no Senai.

o Vestibular e Semestral.

Condições para ingressar

- Carta de indicação de uma empresa contribuinte do Senai
- ter 14 anos no máximo 24 anos

- Para Quem não tem Carta de Indicação
- idade minima 14 anos e máxima 18 anos

quarta-feira, 14 de julho de 2010

DICAS DE REDAÇÃO - DELIMITE O TEMA

DELIMITE OS TEMAS - DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

Por Jaime Leitão

Escrever e bem diferente de falar. Na fala, admite-se uma linguagem mais solta e mais livre. Um exemplo e o poeta Joao Cabral de Melo Neto. Para escrever, ele era metodico, extremamente detalhista. Os seus poemas eram construidos de uma maneira muito cuidadosa. Alguns, ele levava meses e ate anos para escrever. Como isso e possivel? Para Joao Cabral, escrever nunca foi uma tarefa facil, mas sofrida. Nao acreditava em
inspiracao, mas no trabalho do construtor ou do artesao, bastante meticuloso.
Ja quando falava, concedia uma entrevista a um canal de televisao, era repetitivo. Eu me lembro de uma entrevista em que ele disse a palavra "compreende" umas 20 vezes em um pouco mais de cinco minutos.

Mas se voce procurar essa palavra nos seus poemas e textos em prosa, nao encontrara nenhuma vez. Isso porque o texto escrito e totalmente diferente do falado porque o primeiro exige uma estrutura bem organizada, coesa, ja que sera lido com a maxima atencao e mais exigido do que aquilo que se fala.

Em uma cronica, ha uma pro¬ximidade major com a oralidade, mas ainda assim nao se pode abusar das repeticoes e da coloquialidade.

Na dissertacao, nao ha espaco para o improviso. Deve ser um texto construtoo corn cuidado, as frases precisam formar paragrafos bern s6lidos, que, no seu conjunto, gerarao um organismo robusto e equilibrado.

Nao escreva Como voce costuma falar.

A escrita pede uma reflexão muito maior. E quem ler o seu texto estara concentrado,
examinando a clareza, a sintaxe. Percebendo as caracteristicas de cada discurso, será mais fácil escrever.
Acredite