quinta-feira, 24 de junho de 2010

APRENDA A CONSTRUIR UM TEMA

APRENDA A CONSTRUIR UM TEMA

Pense em um tema atual. Pode ser a tragedia que atingiu o Rio e Niteroi nos ultimos dias. Para escrever um texto dissertativo sobre o tema, voce precisara de informacoes. Aprenda a colher essas informacbes e a cons­truir uma coletanea que lhe sirva de apoio para desenvolver o texto.


Parta de alguns pontos. 0 primei­ro pode ser: causas. Algumas podem ser apontadas: falta de planejamento urbano, omissão do Poder Público que permitiu a construcão e venda de casas e barracos nas encostas dos morros, que sao locais de alto risco.

Conseqiiencias: mais de 100 mortes e uma sensacao de inseguranca em toda a populacao, que se viu ilhada em onibus e carros durante horas em varios pontos do Rio e Niteroi.

Solução: Proibir terminante­mente novas construcoes em areas de risco e remover moradores desses lu­gares, colocando-os em locais segu­ros. Para isso, e necessario que o go­verno priorize a vida da populacao em vez de investir bilhoes de reais em eventos como a Copa do Mundo e a Olimpiada.
Voce, ao construir uma pequena coletanea, se prepara para escrever o seu texto de forma objetiva e coesa, com conhecimento de causa apos rea­lizar uma pesquisa em jornais e na internet.
Ao caminhar no sentido inverso, voce sai da sua condicao passiva de receber a coletanea pronta para, a partir dela, escrever a sua disserta­cao. Voce passa a it a luta, a pesqui­sar, a se aprofundar no tema e, a par­tir dai, tera mais capacidade para de­senvolver a sua tese e o seu racioci­nio, de forma coerente e coesa.
Pense em outros temas: os riscos da automedicacao, as falhas na edu­cacao no Brasil, etc. E construa uma coletanea para cada um deles.

Fonte - Jaime Leitão - jornal de piracicaba

VESTIBULAR - UNIVERSIDADES


VESTIBULAR - UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTA


UNESP

Prova de 1ª fase - 14/11

Provas de 2ª fase - 20/12

Divulgação da lista de aprovados - 03/02



FUVEST
Prova de 1ª fase - 28/11
Provas de 2ª fase - 9 á 11/01
Resultado- 09/02


UNICAMP

Prova de 1ª fase - 21/11
Provas de 2ª fase - 18/01
Divulgação da lista de aprovados - 07/02


PUC - SP
Prova de única - 05/12
Resultado - 21/12


ITA
Prova de 1ª fase - 14/11
Provas de 2ª fase - 20/12
Resultado- 30/12



UNIFESP
Prova de 1ª fase - 17/12
Resultado- 01/02


UFSCAR

Provas - 05 a 06 de janeiro
Resultado - 08/02

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?



Fonte: Jornal de Piracicaba - Guilherme Garcia de Àvila



Aos 14 anos, Guilherme Garcia de Àvila tem um objetivo e tanto:

ser Milionário aos 17 anos


0 que você acha de se tornar milionário?



O que você acha de se tornar milionário?

Deve ser dificil encontrar por ai algum que não ache a idéia boa.


Por outro lado, muito poucos con­seguem imaginar uma maneira de ter tanto dinheiro sem ser ganhan­do na loteria e, menos gente ainda, se torna de fato dono de R$ 1 mi­lhao. 0 estudante do Dom Bosco Cidade Alta, Guilherme Garcia de Avila, 14, tern um piano para alcancar o objetivo: ele investe, desde os 12 anos de idade, em awes na Bolsa de Valores e tern pianos para, aos 17, alcancar seu pri­meiro milhão.


Lendo tudo assim, em um paragrafo, pode parecer que a missao a simples. Não e.
Guilherme começou a se interessar pela área economica quando o mundo atravessou a ultima crise, em 2008.
Acompanhando a baixa nos valores das awes de muitas em­presas, ele decidiu que queria aproveitar para fazer boas compras e pediu aos pais que the dessem o dinheiro de sua poupanca para que pudesse aplicar. "Eles compram awes tambem, entao nao tiveram como me dizer para nao fazer. Mas fizeram questao de que eu estudasse bastante antes", conta.

Foi entao que o conhecimento adquirido no processo de acompanhar as noticias do dia-a-dia do mercado recebeu o reforco de um curso em Campinas e da leitura de livros da area. Em seguida, a primeira compra foi de lotes de awes da Vale. "As awes cairam muito na crise e a China estava comprando muito minerio, entao pareceu ser o melhor para comprar", explica. "Para saber onde investir e preciso acompanhar o dia-a-dia do mercado, a situacao das awes e as noticias de politica e economia que podem impactar de alguma forma no valor das awes", diz.

Por ser menor de idade, Guilherme depende da autorizacao dos pais para poder movimentar as proprias awes, o que tambem nao foi um problema. A unica restri­cao, explica ele, e "alavancar", que no jargao da Bolsa equivale a emprestar dinheiro da corretora para fazer negociacoes. "Faço as movimentacoes por meio do Home Broker da corretora, que a um software instalado no meu computador que permite verificar o valor da awes, comprar e vender", fala.

Corn 80% do dinheiro que tern aplicado em investimentos de longo prazo (para resgatar em periodo acima de cinco anon), Guilherme so movimenta com frequencia os outros 20%, que investe em aplicacoes de curto prazo, compradas em uma semana para ser ven­didas na outra, por exemplo. "Os investimen­tos a longo prazo dao maior rendimento, e para os jovens, que tern tempo, compensa ainda mais", opina.Para quern quer comecar no neg6cio


Guilher­me expli­ca que existem duas for­mas de in­vestir na Bolsa. `A primeira e por meio de

um fundo de awes,
que tern um gestor que se encarrega de acompanhar o mercado e escoiher as empresas



Voce pode comprar awes pela internet, por te­lefone, ou diretamente nos escritorios das corretoras", es­clarece.
Entre as recomendacoes (veja quadro nesta pagina), existe ainda o livro 0 Assunto E Bolsa, de Carlos Alberto Sardenberg e Mara Luquet e, em termos de awes, a dica


Blue Chips, que tem maior liquidez, ou seja, sao vendidas e compradas com maior fregiiencia. "Em
resumo, e bom comprar de uma empresa boa, ja


empresa e o sucesso dela e bom para voce, e a um preco bom, abaixo de seu valor normal", detalha.


PROFISSÃO


0 que hoje e encarado por Guilherme apenas como algo que gosta bastante, deve virar, no futuro, profissao. Ele pretende estudar econo­mia e trabalhar em um ban­co de investimentos, afinal,nada melhor do que unir algo

que e de seu gosto ao trabalho de todo dia. "Quero trabalhar em um banco on
abrir o meu proprio, quem sabe?", diz ele, no


tom tipico de quern acredita no proprio potencial.


Tambem pensando no objetivo profissional, alem do sucesso nos proprios investi­mentos, ele faz parte de diversas listas de discussao na internet e conhece outros in­vestidores mais jovens de outros cantos do pals, como Sao Paulo e Brasilia, mas nin­guem da idade dele. "Eles tern, em media, 17 anos quando comecam a investir", diz. Os contatos na rede mundial de computadores renderam a ele uma entrevista na Exame, revista de negocios voltada para o empresariado que o usou como persona­gem em materia que define como tendencia da Bolsa o ingresso, cada vez mais cedo, de novos investidores.




SOBRIEDADE


Engana-se quem pensa, porem, que investir na bolsa e vicio. Por encarar a econo­mia e o mercado como gostos pessoas, Guilherme Garcia le as noticias todos os dias, como outros jovens que Teem noticias sobre mnsica, filmes, games ou educacao. "Nao posso dizer que e exatamente um hobby, porque sao escolhas serias e responsaveis que tenho que fazer, mas e sim algo de que gosto muito."
A movimentacao das awes, no entanto, nao ocupa tanto tempo na rotina do jo­vem, ja que as negociacoes pela internet sao rapidas e o revezamento das awes de longo prazo acontece em media de tres em tres meses. Sempre seguindo os conselhos do pai, que tambem investe o dinheiro em awes, Guilherme faz questao de dividir o tempo entre a escola, "maior prioridade", nas palavras dele, e as aulas de tenis, nata­cao, ingles e Kumon. "Sempre fiz essas outran atividades e meu pai sempre me disse que e importante ter equilibrio em tudo o que eu for fazer. Tern que ter metas e saber equilibrar a vida academica, a pratica de esportes e a vida social", ensina.
Tanto equilibrio pode ajudar tambem no mercado financeiro, ja que awes impul­sivas podem gerar perdas na Bolsa. Quando questionado sobre o que deseja fazer quando conquistar o primeiro milhao, Guilherme reafirma a sobriedade com que en­cara as coisas da vida: "quero usar para empreender, quem sabe ter meu proprio banco de investimentos. Deve ser bom ser banqueiro, nao?", brinca ele.



O QUE É ESSE TAL BOLSA DE VALORES?


Confira as dicas do economista para as perguntas mais frequentes



COMECE JÁ O SEU INVESTIMENTO


*ACUMULE CAPITAL

Faça um planejamento financeiro para ter um capital para começar, nem que seja guardar a mesada.


ESTUDE

Faça cursos presenciais ou pela internet, leia livros e noticias para entender o mecado e as ações


COMECE

Para começar é necessário abrir uma conta em uma corretora. Por meio dela você pode cmprar, vender e monitorar seus investimentos.


FAÇA ESCOLHAS SEGURAS

Compre ações de empresas boas e procure os melhores preços.

A opção mais segura são aplicações a longo prazo.









terça-feira, 22 de junho de 2010

PROCURA-SE TALENTO

cápsula do tempo

DEU NO FANTASTICO

Achei a ideia Genial... Campeã... vou fazer com meus Pupilos


grupo topa guardar mensagens em cápsula do tempo


ANA ESCREVEU

Vocês assistiram Fantástico ontem? Uma matéria me chamou atenção em meio a tantas coisas sobre a pátria de chuteiras, Kaká expulso, Brasil x Costa do Marfim, patadas do Dunga no jornalista da Globo e blá blá blá o mundo acaba e o que importa é a Copa!

O que me chamou atenção foi a reportagem sobre alguns adolescentes, 10 anos atrás fizeram a cápsula do tempo, e hoje jovens com suas vidas encaminhadas e destinos traçados, era hora de ver o que realmente aconteceu, quais objetivos foram realmente alcançados, os sonhos realizados. A triste constatação é que a maioria não conquistou nada do que havia sonhado anos atrás.

Não tem muito tempo, um amigo me disse que não importa se a vida nos leva por outras estradas, nos faz ter outros sonhos, importa é sonhar, e ser feliz com os novos sonhos.


Eu me pergunto se com 16, 17 anos somos realmente capazes de sonhar ou são apenas delírios de adolescência.

Se não sonhamos com esta idade, quando sonhamos ? E por que nos afastamos dos nossos sonhos - sejam eles aos de 16 ou 26 anos? Onde guardamos a bússola que direciona nossos sonhos e planos?


Dez anos atrás, um grupo de jovens fez um exercício de "prever" o futuro.

Será que tudo o que eles esperavam virou realidade?


Dez anos atrás, no ano 2000, um grupo de adolescentes com 14 e 15 anos estavam cheios de sonhos para o futuro. O psicólogo Caio Feijó, na época, professor da turma, pediu que os alunos escrevessem como imaginavam que estaria o mundo e a vida deles dali a 10 anos.

Os envelopes foram colocados em uma caixa, uma cápsula do tempo, programada para ser aberta apenas em 2010.

Dez anos depois, chegou o momento de abrir a cápsula do tempo.

O grupo marcou um encontro em um teatro.

O que será que aconteceu com todas aquelas certezas, típicas de adolescentes que eles tinham nos anos 2000? Vamos ver.

“Eu não lembrava de nada. Eu não lembrava que nem existia cápsula”, conta o empresário Vinícius Coelho.

Todos os anos, eu lembrava: faltam nove anos, oito anos”, diz a advogada Paula Fernandez.

O encontro começa com uma projeção do vídeo gravado dez anos atrás. E chega a hora de abrir a caixa do tempo. “Era internet discada. Não podia ficar muito tempo”, afirma a nutricionista Flávia Cavassim.

“Antigamente, para fazermos os trabalhos escolares, nós tínhamos que marcar para ir a uma biblioteca para buscar o livro”, lembra o representante Marcelo Sartório.

Dentro dos envelopes, eles encontram desde embalagem de bala de coco até fotos do ator Leonardo DiCaprio e dos Backstreet Boys.

“No futuro, eu pretendo montar uma banda e fazer muito sucesso”, o engenheiro Fernando Borotta lê a carta que escreveu na época. “Hoje, eu toco só um violãozinho”.

“Eu queria ser jornalista e acabei mudando e fazendo Direito”, revela a advogada Angélica Ruiz.

“Eu pensava que em dez anos que eu ia estar rica, com carro”, conta a enfermeira Thatielle Orlando.

“Eu sonho em ser jogador de futebol profissional”, o engenheiro Ricardo Trevisan lê a carta que escreveu em 2000.

“Minha grande paixão é sapatear. Me sinto completamente realizada quando danço”, diz a carta da advogada e professora de dança Tharine Vieira. E ela conta que dança e dá aula todos os dias.

Para alguns, o reencontro com o passado foi difícil.

“Não consigo nem enxergar o que escrevi. Eu falei que gostava muito dos meus pais, e a minha mãe faleceu”, se emociona a advogada Helise Dietrich.

“O adolescente não dá tanto valor à família. Se eu pudesse, eu teria passado mais tempo com ela. Não teria tanto falado tanto em Backstreet Boys, teria falado mais dela”.


Eles descobriram que a família tem uma importância.
Quando você tem 14 anos, você não dá o devido valor a essa importância”, afirma o psicólogo Caio Feijó.

Eles descobriram também que o primeiro amor nem sempre é o maior de todos.

“Eu tenho 99,9% de certeza que eu vou ficar com o William”, Mariana Graciano diz no vídeo gravado em 2000.

Marina casou, sim, mas com Cristiano Blank. Ela queria ser jornalista e até se formou.

“Eu decidi não trabalhar, porque ela (a filha) era muito pequena, até hoje eu paro muito para pensar o que vale mais à pena: educar bem um filho ou ter a minha vida profissional realizada?”, diz a jovem.

Foi na casa da nutricionista Flávia Cavassim que a cápsula do tempo foi fechada. “Quanta coisa mudou em dez anos. Como eu mudei, as pessoas mudaram”,
diz a jovem.

Flávia não esperava estar morando com os pais. “A família também esperava que ela já tivesse casado”, brinca Edson Cavassim, pai dela.

Quando você é adolescente, você acha que vai sair cedo de casa, porque você está acostumado a ganhar uns R$ 20, R$ 50 de mesada.
Não tem essa dimensão das coisas, quanto é para manter uma casa, para manter um filho”, declara Flávia.

Estudantes do Rio de Janeiro vão repetir a experiência do pessoal de Curitiba. No final, tudo o que eles escreveram vai para a cápsula do tempo do Fantástico.

“As pessoas no mundo de 2020 vão estar mais preocupadas com o meio ambiente”, aposta Lorena Resende, de 14 anos.

“Vai ser tudo controlado pela tecnologia”, afirma Marcelo de Magalhães, de 14 anos.

“A televisão já vai ter cheiro”, acredita Natasha Gomes, de 15 anos.

As roupas no futuro vão ser descartáveis para poder economizar mais água.
Você vai usar e vai jogar fora”, diz Oscar Gonçalves, de 14 anos.

O pessoal também separou fotos, cartinhas, hino de time de futebol e até um celular.

“Eu vou botar um negócio importante na cápsula do tempo, para ver se vai ter tanta importância, para ver o que mudou”, declara Letícia de Carvalho, de 14 anos.

Pronto, cápsula lacrada. Então, até 2020.

domingo, 20 de junho de 2010

Não faz sentido

voces já viram esses jovens fazendo criticas

aos adolescente que não tem nada na cabeça é bem engraçado

Agora estou num projeto de escrever sobre a vida dos meus jovens
sobrinhos e filhas até elas alcançarem um bom emprego

estou acompanhando a trajetoria..

A Rachel e a Kemilly - passaram na ETEc -
A Rebeca e a Stefanie - Estão fazendo cursinho pra prestar no final do ano..

A Vanessa - Esse ano entrou na faculdade de Publicidade. Uni9

Tem ainda o Felipe e o Vinicios que estão na 7 serie...

tem ainda no ensino fundamental - a Julia - a Laura - a Sofia

VISITO MEU BLOG
E ASSISTA AOS VIDEOS
http://mundoteen2020.blogspot.com/

: não faz sentido- FELIPE NETO
http://www.youtube.com/watch?v=hDpaU2u2zGg

http://www.youtube.com/watch?v=1wqqwJ2igos&feature=channel

quinta-feira, 17 de junho de 2010

CONCURSO PASSO A PASSO

Quais são as etapas de um concurso?

Criação ou existência de vagas
Para realização de um concurso é necessário que, primeiramente, sejam criados os cargos por meio de uma lei e que haja previsão orçamentária para o preenchimento das vagas. Ou, ainda, que existam vagas abertas, por conta de aposentadorias, falecimentos, transferências etc.

Pedido de autorização
Caso o órgão tenha vagas, ou tenha sido autorizado a criar mais, é feito o pedido de autorização ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG.

Autorização para a realização do concurso
Concedida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a autorização é publicada no Diário Oficial da União, Diário Oficial do Estado ou Distrito Federal.

Contratação da Banca Examinadora
Após a autorização de realização do concurso, o órgão escolhe a entidade organizadora do certame, e, junto à organizadora, repassa todas as orientações para que a empresa responsável possa confeccionar a minuta do edital de abertura do concurso.
As principais instituições organizadoras de concursos públicos no Brasil são: Centro de Seleção e Promoção de Eventos - Cespe/UnB, Escola de Administração Fazendária - Esaf, Fundação Carlos Chagas - FCC, Fundação Universa, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Cesgranrio, Vunesp, Empresa de Seleção Pública e Privada - ESPP, Instituto Movens, Fundação Dom Cintra, Instituto Cetro e Instituto Quadrix.

Publicação do edital
O edital é o documento que dita as regras do processo seletivo. Primeiramente sai o edital de abertura, que traz todas as regras do certame. Se necessário, é publicado uma retificação, que é um edital que pode acrescentar, corrigir e/ou modificar informações do concurso. Por último, é publicada a convocação, que serve para solicitar o comparecimento dos candidatos para as avaliações.

Os editais são publicados no Diário Oficial da União, Diário Oficial do Estado ou Distrito Federal, conforme a área de abrangência do concurso. As organizadoras também publicam os editais em seus respectivos sites.

Aplicação das provas
As provas são aplicadas sempre aos finais de semana. Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência e se atentarem para as normas do edital quanto ao uso de materiais eletrônicos e ao que pode ou não ser utilizado nas provas.

Gabarito e prazo para recursos e reclamações
O gabarito é onde aparecem as respostas corretas das provas já realizadas e, normalmente, são divulgados logo após a aplicação do exame. Já o prazo de recurso é o período dado ao candidato para que ele possa entrar com recurso contra o gabarito da prova.
Resultado final e divulgação da lista de aprovados
O resultado é divulgado algum tempo após as etapas anteriormente citadas. Normalmente, também existe um período para o candidato entrar com recurso caso não concorde com o resultado final.
Homologação do concurso
Homologação é o resultado final após todas as etapas e recursos. Nela, consta a lista dos candidatos classificados.

Convocação de aprovados
É quando o órgão convoca os aprovados para se apresentarem com os devidos documentos solicitados no edital, e assim começarem a exercer suas funções.
Quais são os itens importantes em um edital de abertura de concursos
Para uma boa leitura do edital do concurso é preciso se ater a alguns pontos importantes, como:
· número de vagas;
· vencimentos ou remuneração;
· nível mínimo de escolaridade exigido, que pode ser fundamental, médio, médio-técnico e superior;
· data de inscrição;
· data das provas;
· prazo de validade do concurso; e
· conteúdo programático, onde serão listadas todas as disciplinas cobradas na prova.

Para garantir sucesso em sua aprovação, antecipe a sua preparação.
Conte com a ajuda da Vestcon em seus estudos.

Concurso Público, um sonho de duas palavras

Continue estudando para seu próximo desafio e exercite-se na resolução de provas já realizadas em concursos iguais ou semelhantes ao que vai concorrer.


Agora, faça um retrospecto do(s) concurso(s) que você já prestou e veja nas provas realizadas em Português (e Texto) em que parte se encontra seu ponto fraco. Reserve um horário por dia para se reforçar e eliminar essas fraquezas, porque essa matéria é responsável por 70% das reprovações e você tem de se independer dela.

Em seguida, após ter-se atualizado nesse assunto, avalie suas falhas em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Lei 8.112 , Lei 8.666, Informática, Raciocínio Lógico e Atualidades. Programe a superação de suas fraquezas em um após outro desses conteúdos, porque são disciplinas comuns a todos os concursos e você precisa estar muito bem nelas.

Reserve o máximo de tempo possível ao concurso para o qual está atualmente se preparando e peça apoio aos seus familiares para que entendam sua falta de atenção temporária a eles. Se, por acaso, não passar nesse, só pense em outro, depois de se ter fortalecido nas oito matérias básicas já apresentadas.

Feito isso, você pode escolher um novo concurso, estudar o edital e preparar-se para as matérias específicas, em sala de aula presencial, ou na internet, ou aliando as duas possibilidades. Durante essa fase, você reserva 4 horas em cada sábado e 4 horas em cada domingo, para resolver questões de provas já realizadas, 1 hora para cada matéria básica já vista.


visite - https://www.vestcon.com.br/artigo/orientacao-estudo-para-concursos-(3)-candidatos-intermediarios.aspx

Professor Ernani Pimentel

Orientação de Estudo para Concursos

Por Ernani Pimentel

Começar hoje a se preparar para ingressar numa carreira pública implica a decisão de estudar à maneira antiga ou à nova. A antiga costuma exigir, em média, 3,5 a 4,5 anos, tempo demais para quem tem pressa. À nova, costuma-se passar no concurso escolhido num período de tempo que oscila, em média, entre 1,5 e 2,5 anos, dependendo da dedicação do candidato, que deve investir entre 4 e 5 horas de estudo por dia.

A técnica que aconselhamos divide o estudo em três fases:

Fase I: Língua Portuguesa (e Texto);
Fase II: Outras matérias comuns a todos os concursos;
Fase III: Matérias específicas de um determinado concurso.

A fase I pode ser cumprida com mais eficiência em casa ou no trabalho do aluno. As empresas costumam liberar o uso do computador ao funcionário que se mostra decidido a melhorar seu nível intelectual. Uma hora durante o horário de almoço e três ou quatro após o expediente. No tempo de almoço, estudar antes de almoçar, mesmo que com um pouco de fome, propicia melhor rendimento. Para quem quer estudar em casa, o melhor não é estudar à noite, mas dormir bem cedo, acordar e estudar 3 horas bem cedo, antes do início das atividades diárias. A mente descansada, após o sono, é mais receptiva.

Na fase I, Língua Portuguesa (e Texto), que reprova 70% dos candidatos, você vai assumir o compromisso de, em três meses, rever muito bem tudo o que está nos seguintes livros, ou cursos online, atualizados conforme o Acordo Ortográfico:

a) Gramática pela Prática - 45 a 60 dias.
b) Análise Sintática Visual - 20 a 25 dias.
c) Intelecção e Interpretação de Textos - 15 a 20 dias.

Estão disponíveis os livros, ou os cursos online (que incluem também os livros). Os cursos online, por permitirem ao aluno assistir às explicações do professor, repetidas vezes, rendem mais.

Na fase II, que também pode ser feita em casa ou no trabalho, serão vencidas, em 90 dias, as sete matérias seguintes, exigidas em todos os concursos:

d) Direito Constitucional
e) Direito Administrativo
f) Lei 8.112
g) Lei 8.666
h) Informática
i) Raciocínio Lógico
j) Atualidades

Durante essa fase II, você reserva duas horas em um determinado dia da semana para resolver provas de Língua Portuguesa.

Na fase III, você escolhe um concurso, estuda o edital e prepara-se para as matérias específicas, em sala de aula presencial ou ainda na internet. Durante essa fase, você reserva 4 horas em cada sábado e 4 horas em cada domingo, para resolver questões de provas já realizadas, 1 hora para cada matéria básica vista nas fases I e II.

Essa velocidade de estudo só a Vestcon pode oferecer, porque ela tem a maior experiência e a mais avançada tecnologia do país.

Professor Ernani Pimentel

visite - https://www.vestcon.com.br/artigo/orientacao-estudo-para-concursos-(2)-candidatos-iniciantes.aspx

Concursando(a) ou concurseiro(a)?

Se alguém escolhe como profissão preparar-se para concurso(s), deve chamar a si mesmo de concurseiro, mas se decide que preparar-se para concurso(s) é apenas uma fase de sua vida e deseja que ela seja curta, deve intitular-se concursando.

A neurolinguística que escolher e pronunciar com frequência

palavras positivas e alegres constitui-se num fator importante para a vida se tornar melhor, ou sorte se mostrar mais benfazeja.

E você? Agora, como se batiza?

Concursando(a) ou concurseiro(a)?

COMO FORMA UMA OPINIÃO


Para formar opiniao sobre um te­ma


é necessário conhecer vá­rias opiniões sobre ele, Para for­mar a sua.


0 que você pensa sobre a realidade politica brasileira?

E sobre a descriminalizacao do aborto?


Leia artigos de articulistas reconhecidos, com visões diferentes. A sucessão pre­sidencial será o grande tema nos pró­ximos meses.

Forme a sua opinião com base em argumentos que você passara a ter a partir da analise das mais diversas opiniões.


Ninguém forma opinião do nada. E importante pesquisar em inúmeras fontes, selecionar as informações e de­finir o que você pensa.
A estrutura do pensamento e como uma grande caixa que necessita de idéias para que os seus compartimen­tos sejam preenchidos da melhor ma­neira.


Não seja um sem opinião. Uma caixa vazia por falta de informações e de capacidade de processa-las.


Na hora de redigir um texto dis­sertativo, esteja preparado para opi­nar, defender uma tese, argumentar.


E a sua opinião que estará presente no seu texto.



Sem usar, e claro, aqueles clichês abomináveis: Eu acho, na mi­nha opinião, no meu entender. A opi­nião e sua sem cair no Lugar-comum e na obviedade.

Coloque: A Europa vive uma crise econômica que começa a ter reflexos no mundo inteiro.
Não coloque: Na mi­nha opinião, a Europa...E a sua opi­nião, mas sem ser redundante.
Procure treinar dissertação escre­vendo sobre os mais diversos temas.


Utilize linguagem culta-formal.

Evite repetições de palavras e de idéias, que comprometerão a coesão do texto.


Escreva com segurança, objetividade e clareza.



Não utilize dados esta­tisticos inventados.


Dissertar e diferen­te de narrar.


A ficção cai bem em uma narração, não em uma dissertação.


por JAIME LEITAo

RAQUEL E KEMILLY

RAQUEL E KEMILLY


Estão confiantes no mesmo propósito:

Ser Web Design

Distração de adolescentes




Distração de adolescentes pode ter explicação neurobiológica

A falta de atenção típica da fase pode ser causada por fatores biológicos. Mas especialistas afirmam que esta não é a única razão
A cena é comum: você abre a porta de casa e seu filho adolescente, que deveria estudar para a prova de geografia, deixou os livros em cima da mesa e foi brincar com o irmãozinho ou zapear entre os canais de televisão. Você o chama de relaxado, o lembra de que é mais importante e invariavelmente ele diz que não consegue se concentrar. Você pode até achá-lo irresponsável, mas uma recente pesquisa britânica revela que, dependendo do caso, a neurobiologia também pode explicar o problema.

Realizado pelo Instituto de Neurociência Cognitiva da University College London (UCL), da Universidade de Londres, na Inglaterra, o estudo publicado no Jornal da Sociedade de Neurociência indicou que o cérebro dos adolescentes está estruturalmente mais parecido ao das crianças do que ao dos adultos. “Não é sempre fácil para os adolescentes prestarem atenção às aulas, por exemplo, sem deixarem a mente divagar. Mas isso não acontece por culpa deles”, afirmou o Dr. Iroise Dumontheil, um dos autores da pesquisa, ao site do jornal britânico The Guardian.

Juntamente à equipe de pesquisa, ele monitorou, por meio da ressonância magnética, as atividades cerebrais de um grupo de adolescentes enquanto tentavam resolver um problema matemático. No entanto, a região do cérebro chamada de córtex pré-frontal, responsável pela tomada de decisões e também pela realização de diferentes tarefas ao mesmo tempo, entre outros encargos, apresentava um nível inesperado de atividades, indicando que o cérebro estava sendo menos eficaz que o de um adulto e atuando de maneira caótica.

Ainda de acordo com o The Guardian, a Dr. Sarah-Jayne Blakemore, líder do estudo, afirmou que a grande quantidade de substância cinzenta – corpos celulares que carregam mensagens dentro do cérebro – é a principal razão para tal movimentação no cérebro. À medida que envelhecemos, esta quantidade diminui. Mas para a psicóloga Carolina Nikaedo, especialista em adolescentes da Clínica EDAC - Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico, em São Paulo, são vários os fatores que devem ser considerados para justificar a falta de atenção.

Tudo ao mesmo tempo

Segundo a especialista, a região frontal do cérebro também tem uma participação muito ativa no que é chamado de capacidade de controle inibitório, que nos ajuda a focar a atenção numa palestra ou numa aula, por exemplo, e inibir outros estímulos, como pessoas conversando ou o barulho de um ventilador. “Por ser esta uma região que se desenvolve por um grande período após o nascimento, não é que a criança ou o adolescente não preste atenção em nada, mas sim pode estar prestando atenção em tudo ao mesmo tempo”, explica.

Esta habilidade ou a falta dela – explica também o envolvimento emocional que possuímos com uma determinada atividade, independentemente de sermos adolescentes ou adultos. “Se jogar videogame gera mais prazer a um indivíduo, ele estará liberando as substâncias desta sensação, que facilita o funcionamento da região do córtex pré-frontal do cérebro e consequentemente a inibição de outros estímulos”, revela. Portanto, se os estudos não atraem tanto o adolescente, será comum deixar os livros sempre para depois.

Mas de acordo com Geraldo Possendoro, psiquiatra, psicoterapeuta e mestre em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (USP), é preciso lembrar que o processo de desenvolvimento da atenção é muito mais complexo do que imaginamos. E os aspectos neurobiológicos inclusos neste processo ainda não são inteiramente conhecidos: “até então não há certeza absoluta sobre as estruturas cerebrais de um adolescente, se já estão maduras e se as atividades já estão sendo realizadas de forma completamente adequada”.
Na opinião do especialista, embora a estrutura que torna alguém capaz de prestar atenção ainda não esteja completamente desenvolvida, na adolescência ela está prestes a chegar ao fim. Mas há variações neste desenvolvimento: “as pessoas possuem ritmos diferentes, então algumas amadurecem este mecanismo mais cedo, outras mais tarde”. Mas segundo ele, também há uma terceira justificativa para a falta de atenção que não corresponde ao processo atencional ou à irresponsabilidade: o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Transtorno ou preguiça?

Nas pessoas com TDAH, a liberação de neurotransmissores relacionados à atenção é desregulada. Isso dificulta, entre outros aspectos, a concentração. Segundo Possendoro, a primeira suspeita acerca de uma criança com TDAH costuma ser feita na escola, onde os professores observam o comportamento dos alunos diariamente. “Mas 60% destas crianças acabam melhorando espontaneamente quando chegam à adolescência”, revela ele, que ainda afirma que, para diagnosticar o transtorno, muitos critérios devem ser analisados.

No entanto, Nikaedo lembra que os pais devem ficar atentos à irresponsabilidade e à preguiça dos adolescentes. “Este tipo de informação sobre as questões de neurodesenvolvimento se tornou acessível, então eles podem acabar colocando a culpa no cérebro, como se não tivessem controle”, explica a especialista. É preciso estar atento para não deixar que tal desculpa explique o problema sem que seja propriamente avaliada, mas também não deve ser ignorada como se o TDAH fosse apenas uma moda da modernidade.

Tecnologia 24 horas

Toda a tecnologia envolvida na vida atual traz um constante incentivo para que os adolescentes tenham sua atenção dividida, e não concentrada. Mas culpar somente a tecnologia não é a solução. “Se o meio exige do cérebro cada vez mais uma atenção dividida, com a televisão, o rádio, a internet 24 horas, as crianças se predispõem a isso desde cedo”, avalia Possendoro.

Para Nikaedo, a tecnologia pode colaborar para o desenvolvimento da criança, mas as escolas precisam saber como utilizá-la. “Um adolescente que tem tudo dentro de casa pode acabar se entediando quando chega à sala de aula e senta numa cadeira dura para ficar prestando atenção somente ao professor”, completa a especialista.

A solução, para Possendoro, é que as escolas passem a estimular a atenção focada, a capacidade de concentração das crianças. E em casa isso também pode acontecer: “é preciso proporcionar momentos cotidianos para que elas se foquem, seja conversando com os pais ou lendo um livro ao invés de estarem com milhares de janelas abertas na internet, falando com os amigos no MSN e assistindo TV ao mesmo tempo”.

Outra possibilidade é dividir o tempo de estudo em períodos menores também pode colaborar para o maior desempenho. “Se você sentar e estudar por cinco horas seguidas, por exemplo, provavelmente três horas serão improdutivas”, diz Nikaedo. Então ela indica que a presença de intervalos a cada 45 minutos, por exemplo, pode tornar este período mais produtivo quando o cérebro ganha momentos de descanso.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

DA NÃO INFANCIA

a natureza quer que as crianças sejam crianças antes de ser homens
se quisermos pertubar essa ordem, produziremos frutos precoces, que não terão maturação nem sabor e não tardarão em corromper-se, teremos jovens doutores e crianças velhas.

Jean Jacques Rousseau



Sou o intervalo entre o meu desejo e aquilo
que os desejos dos outros fizeram de mim

Fernando Pessoa

VISÕES DE UM ADOLESCENTE

Hoje o jovem prefere ficar navegando na Internet do que participando da sociedade...

eu sou um exemplo......

A maior sensação daquele instante foi a vitória e conquista pq para um adolescente conseguir tamanha façanha exige-se muito esforço

a Felicidade e a Alegria contida no meu peito no momento que recebi a noticia eram enormes

no começo não acreditei muito, mas depois com a vitoria obtida por todo meu esforço e dedicação a essa prova.

Minha primeira conquista -


o que mais falta no jovem -e atitude, iniciativa, coragem, querer aprender.

Outros sentimentos de emoção, alegria

terça-feira, 15 de junho de 2010

É hoje!!! O Brasil vai parar para ver a estreia Seleção na Copa


Brasil estreia na Copa em jogo contra Coreia do Norte

É hoje..... é GOLLLLLL ..... é Brasil!!!!!


Todos numa só corrente, numa só oração, num só coração....

Rumo ao Hexa Brasil....

A seleção brasileira estreia hoje na Copa do Mundo, que acontece na África do Sul. A equipe comandada pelo técnico Dunga vai jogar às 15h30 (horário de Brasília) contra a Coreia do Norte. A partida vai ser realizada no Estádio Ellis Park, localizado no centro de Johannesburgo.



P.S EU TE AMO
"Se você busca o verdadeiro amor,
renuncie aos amores mediocres que tens encontrado."
Paulo Coelho

domingo, 13 de junho de 2010

AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA

Por Quanto tempo vc estuda normalmente.... ou você só fica procrastinando?????

quando você vai estudar mais liga a internet... já era...

porque vc não resiste a tentação de ver seus emails dá uma passada no orkut...

depois é inevitável ver o que esta rolando no Facebook, se alguma fazendinha cresceu, quem são os aniversáriantes do dia.

Já esquecida do que vc foi fazer no computador ....quando um barulinho e uos m aviso salta da tela avisando que vc tem 3 amigos ON e eles querem falar com vc ....

"e ai?" "tudo sussa" "bommmmmm diaaaaaaaa"

você educadamente diz que esta ocupada e que retonara em outra horario..

mas para isso trocara uma infinidade de ..."beleza" então tá... bom trabalho... fui

Finalmente vc esta pronto.. mas percebe que esta com fome ou outra coisa qualquer...
mas como resistir a uma passadinha no twitter para conferir as dms....

navegara por alguns links sugeridos para se informar sobre as noticias ou fofoca ou alguma coisa importante que aconteceu....
o que fará com que você vá até um portal para entender melhor o ocorido....

nesta altura vc já esta bastante angustiado por não esta fazendo o que deveria...
mas o relogio do canto informa que é hora de descansar...


hoje não adianta mais insistir

Por isso te dou um conselho :


SE VOCÊ QUER SE CONCENTRAR NOS SEUS OBJETIVOS....

É melhor deixar de contar com a colaboração da rede e CONTAR CONSIGO!!!!!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

CABEÇA

O QUE VEM PRIMEIRO

A BARRIGA OU CÉREBRO?

NÃO DESANIME...

NÃO DESANIME...

POIS ESTA FASE SERÁ BREVE

MUNDO - ONU APROVA NOVAS SANÇÕES AO IRÃ

ONU aprova novas sanções contra Irã em processo que deixa o Brasil isolado


O Brasil votou contra a quarta rodada de sanções ao Irã aprovada ontem no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Apenas a Turquia adotou posição igual à dos brasileiros, enquanto o Líbano se absteve. Os outros 12 países, incluindo os cinco membros permanentes do Conselho, votaram em favor da Resolução 1.929, que busca frear o programa nuclear iraniano.

MENSAGEM

O que guardar de tudo o que passou?
Se você teve que tomar árduas decisões, sofreu abalosno coração ou pesadas mudanças de situação, respirealiviado.Comece nova vida.
Aproveite o aprendizado para crescer por dentro emelhor agir e não deixe que as emoções vividasatrapalhem o seu presente.
Ponha o que passou nolugar em que deve ficar e siga avante, contentepor ter vencido etapas dolorosas.
Guarde as experiências.Quem sabe lidar com um passado de tormentas nadatem a temer no presente.

PRO UNI = 60 MIL BOLSAS EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS

Os estudantes interessados em disputar uma bolsa do PROUNI devem fazer a inscrição pela internet

é necessario ter feito a prova do ENEM.

Os candidatos podem escolher 3 opções de instituições de ensino.

ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O ENEM

DIA 21 DE JUNHO 2010

AS PROVAS SERÃO EM NOVEMBRO

O Exame continuara com 180 questões de multipla escolha e uma redação.

A novidade para este ano é a inclusão de lingua estrangeira, no momento da incrição o aluno escolhe entre o inglês e o Espanhol.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

ECONOMIA - HORA DE APOSENTAR SEU COFRINHO

Não importa se é para guardar a mesada, para o repasse da grana da mensalidade da faculdade (enviada pelo pai) ou para receber o proprio salario, tão suado e merecido. Fato é que chegou a hora de abrir a primeira conta corrente, de pegar o cartão eletrônico, talão de cheques e outros beneficios (tentações) de um correntista.

Momento de alegria que para muitos, é sinônimo de independencia. ou quase isso.

Mas será que você está preparado para assumir tal responsabilidade? ou em pouco tempo vai implodir a sua conta bancaria entrar rasgando no cheque especial ou detonar o cartão de crédito?

Os bancos não tem do que reclamar... seus galopantes faturamentos, geram estabilidade e otimismo ao setor.

Varios bancos brasileiros ­como Santander, Itan, Bradesco, CEF e outros - oferecem, inclusi­ve, a possibilidade de abertura de contas correntes para menores de idade. Nesses casos sao necessa­rios autorizacao do pai (ou da mae ou de um representante legal) e a entrega de um pacote de documen­tos exigidos (RG, CPF, comprovan­te de endereco, comprovante de rendimentos). Para nao colocar o Pe na jaca, veja nesta pagina qua­dro com dicas do professor Fran­cisco Crocomo.


0 estudante Joao Massao Ka­zuyoshi, 18, abriu sua conta uni­versitaria na Caixa Economica Fe­deral ha poucos dial. `Abri a conta corrente ha cinco dias, porque queria ter a minha propria vida fi­nanceira", diz o jovem, que traba­lha Como auxiliar de escritorio nu­ma construtora da cidade. `A par­tir de agora o dinheiro vai para a conta. Ficou mais facil. Antes, eu pegava o dinheiro e deixava em Ca­sa mesmo, num cofrinho que eu ti­nha", recorda Joao, que agora mo­vimenta seus rendimentos com seu cartao eletronico, que tambem funciona Como cartao de credito. "Eu nao quis pegar cheque. Demo­rei para abrir a conta porque que­ria ter certeza que so faria isso quando tivesse consciencia (do uso do dinheiro) frisa o rapaz, que lo­go de saida ganhou um limite de R$ 400 de seu banco, a CEF.

0 publicitario Joao Caetano Silva, 25, que movimenta uma conta corrente desde os 16 anos, afirma que ja caiu nas tentacoes oferecidas pelos bancos. "Por ne­cessidade ja estourei o cheque es­pecial e o cartao de credito. Ja es­tou saindo dessa fase ruim, estou completando else estagio com­plicado e alcancando uma estabi­lidade financeira. Mas tive que dar uma sambada", comenta.


Ha algum tempo a piracica­bana Lais Gonsalves Passarini, 17, tenta convencer o pai a abrir uma conta corrente para ela. Mas o chefe da familia, um em­presario, nao concorda com a ideia. "Ele nao quer abrir uma conta, diz que eu ainda nao te­nho idade para ter uma", conta a jovem, que justifica a sua vonta­de. "E para ficar um pouquinho mais independente. Com uma conta eu conseguiria guardar mais dinheiro, com ele na mao eu gasto tudo", conta.

DICAS DE ECONOMIA


DICAS DO ECONOMISTA


Esteja sempre atento ao uso de cheques, acompanhe o saldo da conta e confira sempre o extrato

Evite entrar no cheque especial. Fazer economia é realmente ter muita cautela no uso do dinheiro e desse limite.

O uso inadequado do cartão de crédito é um grande problema, normalmente há uma tarifa de manutenção e se você não pagar os valores máximos na data de vencimento, sua dívida aumenta ainda mais


Desconfie de todas as propostas de serviços bancários, seja por correio, telefone, celular, internet, ninguém faz milagre, nada é de graça.
Se realmente deseja algo, é você quem deve procurar o serviço.

O saldo em sua conta depende de sua renda, neste caso é importante lembrar que nenhum emprego é garantido, portanto, não existe a certeza de que sempre haverá receita, esteja atenta a oportunidades de trabalho com melhor remuneração e procure estudar e se qualificar

Vale lembrar que existe a conta-salário, pela qual o trabalhador recebe seu pagamento no banco que escolher, nela não são cobradas tarifas indesejáveis, só se o correntista quiser algum serviço a mais.

Fonte – Prof. Francisco Cromoco

VOCÊ TEM MEDO DE QUE?

Quando criancas, e o es­curo. Mais tarde pode ser de cachorro, de aranha on do valentao da outra serie. Na ado­lescencia e na vida adulta, da soli­dao, de engordar, de perder o em­prego, de assalto e sequestro... Sa­be do que estamos falando? E o me­do, terror que sentimos quando es­tamos frente a frente com algo que nos apresenta risco. Mas, afmal, o que e o medo? Qual sua causa? Por que alguns sentem mais medo do que outros?

As perguntas podem permear a mente de muita gente, mas o fato e que, para a ciencia, o medo ja foi desvendado ha algum tempo. Silvia Cristina Crepaldi Alves, doutora em fisiologia e biofisica, e professo­ra da faculdade de ciencias de sad­de da Unimep (Universidade Meto­dista de Piracicaba) explica que o medo e uma emocao basica, asso­ciada a mecanismos de sobreviven­cia.

"E um sentimento que causa um estado de alerta em relacao a uma ameaca fisica on emotional",


define. "Essas reacoes tern por fun­cao preparar o individuo para lutar ou para fugir, elas variam entre as pessoas e dependem da intensidade da emocao",
acrescenta.

A professora relata que a causa do medo e o estimulo que o desen­cadeia, e que existe um componen­te subjetivo nessa historia: "depen­de da analise que o cerebro faz do estimulo. Um cao feroz pode causar muito medo em algumas pessoas e nenhum medo ao proprio dono", exemplifica. `

Algumas pessoas tem mais medo do que outras porque es­sa emoeao depende de caracteristi­cas individuais, cognitivas, sociais

A analise que o proprio cerebro faz do estimulo foi o que determi­nou o medo que Matheus Lopes Ju­venal,15, tinha de cachorros quan­do era crianca. "Estava brincando na casa de uma prima e fomos pu­lar um muro baixinho que tinha la. 0 cachorro, um rotweiller imenso, veio pra cima de mim. Eu assustei, corri, e fiquei com medo de qual­quer cachorro dai em diante", ex­plica. 0 medo de Matheus foi supe­rado, e hoje ele ate tem uma cachor­ra, a basset Biba.

No caso de Mariana Rossi Zaia, 20, tambem foi um susto que moti­vou um medo. Logo que mudou-se para Bauru, ha tres anos, Mariana is e voltava da faculdade a pe todos os dias. Em um fun de tarde, ela foi abordada por um bandido que le­vou sua bolsa e a ameacou. 0 susto fez Mariana, que ate entao nao ti­nha preocupaeoes com violencia, deixar de andar sozinha. "Passei a andar junto com meus amigo

moravam perto. Quando eles se mudaram, mudei tambem, para nao ter que andar sozinha por aquele lugar, que ficou marcado", relata.


Hoje, Mariana anda mais rapi­do a noite, evita andar sozinha e olha para os lados e para tras com mais frequencia. "Fiquei mais atenta quanto a isso, mas tambem nao sou encanada", diz.
A professora dos cursos de psi­cologia e nutricao da Unimep, Ma­ria de Lourdes Kato, explica que o medo so e prejudicial ao desenvol­vimento saudavel da personalidade "quando e paralisante e impede que a pessoa continue desenvolven­do suas potencialidades", diz.

MEDO

Se o medo e uma reacao natu­ral do corpo a situacoes

ras, por que entao tem gente que tem medo de engordar? Maria de Lourdes explica que muitas vezes o medo e ensinado, seja pelos pais superprote­tores, ou pela sociedade


que cria estereotipos. "Os medos tambem estao relacio­nados as expectativas que a so­ciedade e os pais criam em relacao aos filhos, por exemplo, quando se exige deles alem do que sao capa­zes de realizar naquele momento, o medo que sentem e ode serem re­jeitados por nao terem conseguido realizar o que se esperava deles", exemplifica.
Para Flavia Sandra Hildebran­do Mischiatti, 18, que e modelo, o medo esta ligado a profissao. Embo­ra seja magra, ela afirma que tem medo de engordar. "Na infancia fui gordinha e, desde os 14, quando co­mecei a trabalhar como modelo, controlo a alimentacao e faro exer­cicios fisicos", revela.
Embora nunca tenha ouvido bronca nenhuma ou enfrentado um risco real, ela afirma que existe um peso maximo que elas podem ter. "Se passar disso, a carreira acaba, porque tem muita concorrencia. Entao como coisas gordurosas so urna vez por semana e nao muito. Tenho que ter cuidado", diz.

poriuri botão

DICAS DE REDAÇÃO - PESQUISE SOBRE TEMAS

PESQUISE SOBRE ALGUNS TEMAS

Procure pensar e pesquisar al­guns temas atuais, que poderao ser pedidos em propostas nos proximos vestibulares. A ideia nao e acertar o terra, mas informar-se sobre fatos que estao sendo discutidos, buscando encontrar argumentos para defender o seu ponto de vista sobre os mais va­riados assuntos.

0 recente leilão para a construcao da Usina Belo Monte, no Para, com to­da a polemica que provocou, podera gerar um tema ligado a energias alter­nativas, questionando se ha necessi­dade de construir usinas tao grandes e caras, com impacto ambiental consi­deravel.


Outro tema possivel e a conviven­cia em pleno seculo 21 entre o avanGo cientifico e supersticoes que acompa­nham o ser human desde sempre. 0 ano de 2012, com toda uma mistica e previsoes apocalipticas que o acompa­nham, com a realizacao de um filme em Hollywood sobre o terra, tambem pode ser pedido em algum vestibular.


A submissao das pessoas a tecno­logia e a propaganda, influenciando­as a realizar trocas de computador e celular em tempo cada vez mais curto, tambem e um tema a ser considerado.
0 bullying, que significa a pratica de crueldade, tanto fisica quanto psi­cologica, de alguns colegas em relacao a outros mais timidos, vem sendo bas­tante discutido em palestras nas esco­las e merece especial atencao.

0 que leva um grupo a praticar bullying?

Co­mo a escola e os professores devem agir para diminuir essa pratica? 0 tro­te violento de calouros pelos vetera­ns tambem e um terra que nao esta descartado.

Faca leituras e interpretacoes de charges. Cada vez mais os vestibula­res as incluem nas provas de lingua portuguesa, tanto em redação quanto em interpretação de texto.

CONCURSOS - PREFEITURAS

Como boa parte dos concursos considerados grandes, como as da Receita Federal, do Banco Central e da Policia Federal, foi realizada recente­mente, a indicacao de professores de cursinhos
é mapear seleções meno­res, com menos inscritos, como os municipais.

"Todo dia tem concurso para pre­feituras.

O pessoal tem de estar ligado aos menores, que muitas vezes tam­bem tern bons salarios, bons pianos de carreira e poucos inscritos','orienta Carlos Alberto De Lucca, da Siga Con­cursos.


Na regiao da Grande Sao Paulo, por exemplo, as prefeituras de Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos e Santo Andre tem, agora, mais de 2.200 vagas para todos os niveis de escolaridade, com salarios de ate R$ 6.180. A con­centração esta em areas ligadas a ad­ministração, a educação, a saude e a engenharia.

Outro conselho de especialistas e aproveitar o volume menor de provas no segundo semestre para focar a se­leção desejada, concentrando-se em materias basicas enquanto o edital nao é publicado.
" As pessoas se preparam em média por 6 meses para um concurso de nivel médio e de 1 ano e meio a 3 anos para um concurso de nivel superior

PLANEJAMENTO

0 planejamento do tempo para as estudos a um dos desafios dos concursados. E preciso saber dosar a extensao do conteudo das disciplinas e o rendimento em cada uma. E nesse calculo ponderado que muitos tem dificuldade.

Para ajudar o candidato, há ferra­mentas recém-lançadas, como o ser­viço on-line de planejamento Tuctor, que custa R$ 15 por bimestre.


0 criador do sistema, o juiz do Trabalho Rogerio Neiva Pinheiro, ex­plica que o programa começa na defi­nição dos objetivos.

Montada a grade, o candidato acompanha a execução.


(0 sistema) me obriga a cumprir as tarefas, senão fico saldo negativo na minha conta


0 escriturario Francisco Faustino, 39, aprovado em sete concursos, criou sua estrategia sozinho.

Calculou a di­visao do tempo, com, no minimo, duas horas diarias de estudo, e frequentou cursos preparatorios.

"Planejei o tem­po em uma planilha eletronica, conta o economista Charles Dias, 37, que passou em quatro seleções.


A programação do diplomata Vi­cente de Azevedo Araujo Filho, 31, in­cluiu largar o emprego e concentra-­se nos estudos - em casa e no cursi­nho.

"Sonhava em ser diplomata des­de pequeno e, quando deixei o cargo em uma multinacional, me mantive com as economias da epoca,' conta ele.

O segredo nao a apenas dividir bem o tempo para cada disciplina, mas organizar pausas diarias e sema­nais para fazer outras atividades e gerenciar a ansiedade, orienta

MBA MELHOR QUE PÓS

Vantagens

Alem de ter um curso, em geral de primeira linha, custeado pela em­presa, especialistas apontam outra vantagem no beneficio.O profissional consegue se dedicar somente aos es­tudos, indica Marisabel Ribeiro, dire­tora de desenvolvimento da consul­toria Right Management."Ele nao a in­terrompido por demandas externas."

Outra vantagem, aponta Paula Giannetti, superintendente de recur­sos humnaos do banco, e a conviven­cia com estrangeiros.

Mas, para fazer parte de progra­mas Como esse, o profissional tem de preencher alguns requisitos

No santander, por exemplo, é preciso estar na empresa há pelo menos dois anos e ter proficiencia em no minimo um idioma estrangeiro.

FOCO

Alguns cursos no exterior são desenhados para qualificar profissionais de mercados especificos.

0 Grupo Accor, por exemplo, fir­mou, ha um ano, parceria com a Es­sec (tcole Superieure des Sciences Economiques et Commerciales) para um MBA direcionado a area de hos­pitalidade.
0 curso reune, na Franca, funcio­narios de todas as empresas do gru­po.

"0 programa prepara para todos os negocios, desde a hospedagem economica ate as categorias de luxo; explica Suzana Piorino, diretora de re­cursos humanos do Sofitel, bandeira da companhia.

Carlos Campineiro, 44, gerente de alimentos e bebidas do Sofitel Sao Paulo, participou da ultima turma.

Seus 30 colegas vinham de 17 paises. "Sinto-me mais preparado para trabalhar em outras áreas e participar de programas de mobilidade.

DICAS DE REDAÇÃO

Por Jaime Leitão

FAÇA RESENHAS

você acabou de ler uma notícia que lhe interressou?
Faça uma resenha da mesma, colocando o fato principal e os secundários.
Dê preferencia faça uma resenha critica, assumindo um ponto de vista em relação ao texto.

Dê que maneira?

Em um pequeno caderno de anotações que você deveria carregar no bolso para utilizar no lugar em que estiver:

Por exemplo, em um bar onde você entra para tomar um copo dágua e há um jornal esperando para ser lido.
Se não der tempo de escrever uma resenha de oito ou dez linhas, faça uma sinopse, em , em duas linhas que é uma pequena resenha .


Voce ira treinando em varias si­tuacoes do dia a escrita, a objetivida­de, a concisao, alem de estar se infor­mando continuamente.

Resenhar e um bom habito.

Ajuda a manter a mente desperta, voltada para a realidade, para o mundo que esta a nossa volta produzindo fatos sem parar.

Leia esses fatos, interprete-os.
De­pois a so escrever.

E e isso que voce ira treinar: a escrita, e cada vez mais.


Voce pode fazer resenhas de noti­cias de economia, politica, cultura, esporte, locais, internacionais, meio ambiente.

Em casa, organize em um arquivo no computador o material que voce colheu nos ultimos dias. Es­tara formando um banco de dados que resultara em muitas coletaneas que o auxiliarao na hora de dissertar.


E impossivel dissertar do nada. E preciso ter ideias colhidas nas mais diversas fontes. E so comecar a ler o jornal que os fatos comecam a vibrar na pagina.

Cabe a voce selecionar o que e importante e separar daquilo que interessa menos. Sera uma tarefa prazerosa com resultados surpreen­dentes.

Va em frente. Encare essa ta­refa. Eu garanto, a estimulante.

terça-feira, 1 de junho de 2010

A importância do pai


Rachel concorda: “O pai tem de estar presente sempre. Ele não amamenta, mas dá carinho e proteção. Quanto mais tempo passar com o filho, melhor. Não é só questão de ajudar, é participar”. E, se a gente reconhece o papel do pai na criação dos filhos, influencia os outros a pensarem igual. “Tem pediatra que diz: ‘Pai, pode ficar aí, não precisa entrar na sala para a consulta’. Isso não está certo”, diz Rachel. Mirian costuma sempre citar a Suécia, país onde a licença dura até 16 meses e vale para ambos os pais (eles decidem quem fica em casa). Avançando aos poucos, quem sabe a gente siga o exemplo deles.


DICA DA SEMANA